5 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DE HIGIENE DAS MÃOS

05/05/2014


-- Um simples ato pode salvar vidas --

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 2007 o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos, com o objetivo de melhorar a higienização das mãos e reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários nos serviços de saúde.

Você sabia que o simples ato de higienizar as mãos, seja com água e sabonete ou com gel alcoólico, pode salvar muitas vidas? A higiene das mãos, comprovadamente, evita a transmissão de microorganismos, protegendo pacientes, familiares, visitantes e profissionais da saúde contra as infecções.

Com base nisso e considerando a RDC 36/2013, que integra o elenco de medidas do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde e da Anvisa, o Hospital Carlos Fernando Malzoni aderiu ao projeto do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) 'Mãos limpas são mãos mais seguras', que é composto por 5 fases: 1) Formação do Grupo de Higienização das Mãos (GHM); 2) Avaliação básica da estrutura existente e escolha das unidades participantes (UTI Adulto, UTI Neonatal e Pediátrica, Central de Materiais e Esterilização, Centro Cirúrgico e Hemodiálise); 3) Avaliação de retorno através da aplicação de questionário aos funcionários das unidades para verificação do conhecimento sobre higienização das mãos e medição da quantidade de gel alcoólico utilizado por unidade; 4) Capacitação teórica e prática; 5) Avaliação final através de nova aplicação de questionário e nova medição da quantidade de gel alcoólico.

No momento, o Hospital encontra-se na fase 4: o Grupo de Higienização das Mãos (GHM) capacitou todos os profissionais e voluntários, recentemente. Além disso, a instituição conta com adesivos colados nos dispensadores de sabonetes / gel alcoólico e banners em vários pontos para orientar e envolver colaboradores, que por sua vez instruem acompanhantes de pacientes e até mesmo visitantes.

Fonte: Hospital de Matão


Ajude Mais

OUVIDORIA

Colabore conosco e registre aqui sua avaliação sobre estes quesistos.

ACESSE NOSSO CANAL