31 DE MAIO: DIA MUNDIAL SEM TABACO

30/05/2014


-- Número de fumantes no Brasil reduz 28% em oito anos --

Segundo o último levantamento divulgado pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), promovido pelo Ministério da Saúde, o número de fumantes acima dos 18 anos reduziu 28% entre 2006 e 2013, no Brasil. No ano passado, 11,3% da população ainda fumava. Entre os homens esse número era de 14,4% e, entre as mulheres, de 8,6%. Para alertar a população sobre os perigos desse hábito, em 31 de maio é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco.

“Querer é o principal fator de mudança para deixar de fumar. No entanto, muitas vezes essa decisão requer auxílio de profissionais da área da saúde que buscam, junto com os fumantes, uma estratégia de tratamento”, afirma Paulo Duarte, geriatra responsável pelo Ambulatório de Tabagismo do IGG-InORP (Instituto de Geriatria e Gerontologia do Instituto Oncológico de Ribeirão Preto).

Segundo o especialista, o ideal é que os pacientes sejam acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta, por exemplo, por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos. “Há diversos procedimentos que podem ser trabalhados com aqueles que desejam largar o vício, desde terapias em grupo até administração de medicamentos”, completa.

Os três primeiros meses sem cigarro são os mais críticos, de acordo com o geriatra. “Algumas pessoas apresentam sintomas de abstinência nesse período e precisam trabalhar a prevenção de recaídas. Por isso, o acompanhamento multiprofissional aumenta as chances de sucesso do tratamento”, ressalta. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer, órgão do Ministério da Saúde), vinte minutos sem fumar já normaliza pressão sanguínea do indivíduo. Em duas horas, ele já não apresenta mais nicotina no sangue e, em até 10 anos, o risco de sofrer infarto é igual ao de alguém que nunca fumou.

Fonte: Milagre do Verbo Agência de Comunicação


Ajude Mais

OUVIDORIA

Colabore conosco e registre aqui sua avaliação sobre estes quesistos.

ACESSE NOSSO CANAL