II SEMANA DO AVC TEM BALANÇO POSITIVO

17/05/2017


Alertando sobre fatores de risco, evento faz parte do calendário da cidade

O Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' e Centro Neurológico de Pesquisa e Reabilitação realizaram de 8 a 14 de Maio a II Semana de Prevenção ao AVC. Com intuito de conscientizar a população sobre a importância do controle dos fatores de risco, o clico de palestras levantaram debates acerca da manutenção de hábitos saudáveis, atenção ao estresse, benefícios de abandonar o tabagismo e controle da pressão arterial. De acordo com o idealizador do evento, o neurologista Dr. César Minelli, discutir sobre esses temas é muito importante para a diminuição dos casos de acidente vascular cerebral em Matão. “Queremos fazer de Matão a capital do combate ao AVC, por isso a participação da população nesta semana agrega muito ao conhecimento sobre os fatores de risco da doença”, explica.

A semana contou com a presença de estudantes, profissionais de saúde e população em geral. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Matão, OAB, SESI, Etec Sylvio de Mattos Carvalho e Associação Comercial e Empresarial (ACE-Matão). “A semana existe há alguns anos e surgiu do projeto de lei aprovado na Câmara, criado pelo vereador Dr. Luis Cerqueira. ”, ressalta o neurologista e Presidente do CeNP-Reab.

Durante os três dias de palestras profissionais de diversas áreas puderam apresentar dados que comprovam a necessidade da mudança de hábitos para prevenção do derrame. “Matão é referência para outras cidades em pesquisa e reabilitação do acidente vascular cerebral e, por este motivo, frisar a importância da prevenção e mudança nos hábitos alimentares”, explica o médico, que ainda completa, “um está interligado ao outro, alimentação saudável, exercício físico previnem e reduzem o risco consideravelmente não somente do AVC, mas de outras doenças, como hipertensão”, comenta. Além do neurologista, passaram pelo auditório da ACE -Matão, o nutrólogo Fabio Gabas e o epidemiologista, Dr. Clesio Sousa.

Nesta ano, a novidade da edicação ficou por conta do primeiro Concurso Cultural para os alunos das escolas públicas e privadas de Matão. “Com esse concurso alcançamos o objetivo de levar a discussão sobre o acidente vascular cerebral para dentro das salas de aula, conscientizando os mais jovens”, comenta Minelli. Foram premiados nove alunos que escreveram as três melhores frases e redações, além da produção de vídeos com a temática “Prevenção ao AVC”. “O concurso foi um sucesso e os pais, alunos e professores se demonstraram muito contentes com a novidade. Os prêmios foram desde tablets, celulares e bicicletas a bolsa de estudos em escola de idiomas”, lembra o médico.

O encerramento da II Semana de Prevenção ao AVC não poderia ser diferente, mesmo com chuva a população compareceu para percorrer o percurso de 5 Km da II Caminhada de Prevenção ao AVC. “O sedentarismo é um dos fatores de risco do acidente vascular cerebral, por isso uma caminhada diária de 30 minutos já auxilia no combate ao sedentarismo. O trajeto foi organizado pela Secretaria de Esportes e Departamento de Trânsito e contou com a animação de educadores físicos do SESI-Matão. Uma grande festa encerrada com sorteio de prêmios e a bateria da escola de samba 100% Negro”, conta.

Fonte: Hospital de Matão


Ajude Mais

OUVIDORIA

Colabore conosco e registre aqui sua avaliação sobre estes quesistos.

ACESSE NOSSO CANAL