II SIMPÓSIO DE CARDIOLOGIA É REALIZADO EM MATÃO

05/10/2017


Evento é promovido pelo Hospital 'Carlos Fernando Malzoni'

O auditório da nova sede da OAB-Matão recebeu no último sábado, 30, a segunda edição o Simpósio Nordeste Paulista de Cardiologia, uma realização do Hospital 'Carlos Fernando Malzoni por meio do seu Instituto de Cardiologia. Expandindo as temáticas neste ano, o evento uniu profissionais da cardiologia intervencionista e cirurgua cardíaca. De acordo com a administradora hospitalar, Denise Minelli, o sucesso do evento é reflexo do trabalho desenvolvido na área dentro da instituição. “Em 2016 realizamos o evento mais focado em cardiologia intervencionista, que foi um grande sucesso. Entretanto, percebemos que o trabalho que estamos desenvolvendo com cirurgias cardíacas poderia agregar muito no conteúdo dessa edição”, comenta.

Dessa forma, o simpósio dividiu-se entre profissinais das práticas intervencionistas e cirúrgicas, que puderam, entre si, trocar experiências e discutir casos que permeiam entre as duas áreas. Parte da comissão organizadora o cardiologista intervencionista, Dr. João Orávio, acredita que com a evolução do Hospital de Matão para uma instituição voltada também para o ensino, eventos como esses são fundamentais. “É importante que nós possamos reunir expoentes da cardiologia para poder compartilhar esse conhecimento com todos os envolvidos. Matão já tem um centro cardiológico estabelecido, consolidado, nós já estamos alcançando três mil procedimentos de cateterismo e angioplastia e com centenas de cirurgias cardíacas realizadas e com resultados excelentes. O resultado de tudo isso é sempre voltado para a população que já dispõe de um serviço de qualidade e eficiência”, afirma.

Durante toda a manhã de sábado, os presentes puderam acompanhar palestras de médicos de renome nacional que discutiram temas como: o uso de “stents”; casos clínicos; intervenções cirúrgicas; o procedimento TAVI; além de síndromes como a coronariana aguda, voltada tanto para o cirurgião, quanto para o cardiologista clínico. Um dos palestrantes do dia, Dr. Fábio Jatene, afirma que eventos em que discutem-se doenças do coração, são de grande importância para a amplicação de conhecimento. “As doenças do coração e doenças dos vasos são as que mais levam os pacientes ao óbito, portanto tem uma incidência alta e são muito importantes por conta da gravidade que elas representam. A possibilidade de estar em um Simpósio, onde as pessoas vem discutir esses problemas, conhecer melhor as doenças, para tratar melhor e para reduzir a incidência de complicações eu acho muito importante”, comenta o médico que também é Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e Diretor do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Institudo do Coração (InCor).

Com apoio da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista e Sociedade de Cirurgia Cardiovascular do Estado de São Paulo, o evento contou com a presença de médicos integrantes do corpo clínico do Hospital de Matão como o diretor técnico da instituição, Dr. César Minelli; o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva, Dr. Flávio Borsetti; os cardiologistas intervencionistas, Dr. Said Assaf e Dr. Sérgio Bertti, além do coordenador do serviço de Hemodinâmica do Hospital de Matão, Dr. João Orávio de Freitas Jr; o médico chefe da equipe de cardiologia, Dr. João Carlos Leal. Além destes profissionais, II Simpósio Nordeste- Paulista de Cardiologia contou com convidados de outras partes do pais como, Dr. Pedro Pascoli (S. José do Campos – SP); Dr. José Ribamar Costa (São Paulo – SP); Dr. Fausto Feres (São Paulo - SP); Dr. Luis A. Gubolino (S. J. Do Rio Preto - SP); Dr. Fabio Biscegli Jatene (São Paulo - SP); Dr. Eduardo Nicolela (Piracicaba - SP) e Dr. Eduardo Keller Saadi (Porto Alegre – RS).

A terceira edição do simpósio já tem data marcada. “A ideia é deixar essa época do ano registrada, por isso realizaremos a edição de 2018 no dia 28 de Setembro e, com certeza, será novamento um sucesso”, finaliza a administradora hospitalar, Denise Minelli.

Foto: Hospital de Matão

Fonte: Hospital de Matão


Ajude Mais

OUVIDORIA

Colabore conosco e registre aqui sua avaliação sobre estes quesistos.

ACESSE NOSSO CANAL