HOSPITAL E ESF MOVIMENTAM NOVEMBRO AZUL

29/11/2017


O mês de novembro já pode ser considerado o mês da saúde do homem, a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção ao câncer de próstrata e demais doenças, chegou às ruas da cidade de Matão por meio de campanhas e mobilizações.

O Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' anualmente ilumina a sua fachada e caixa d'água com as cores do movimento, demonstrando o apoio a campanha que tenta derrubar o preconceito presente em volta da prevenção ao câncer de próstata. “Dessa forma, acreditamos que atraímos a atenção da população sobre o cuidado com a saúde do homem, que deve ser feita durante todo o ano”, explica a administradora hospitalar, Denise Minelli. Além da fachada iluminada, o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) distribuiu fitinhas azuis para todos os colaboradores da instituição, os convidou a vestir a cor do movimento no “Dia D” e reuniu os funcionários homens em uma palestra educativa sobre os sintomas e prevenção a doenças, especialmente o câncer.

De acordo com a médica oncologista, Cristiane Mendes, o câncer de próstata é um dos que mais mata a população masculina no país. “Ele é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele. Embora o câncer de próstata não apresente sinais em seu estágio inicial, sintomas como dor óssea, dificuldade para urinar, caminhar ou subir escadas e perda do controle da bexiga podem sugerir que a doença encontra-se em estágio mais avançado e é sobre isso que viemos conversar com os funcionários do Hospital”, afirma a médica que atende no serviço de Oncologia da instituição, InORP.

Prevenção e combate

O câncer de próstata, glândula do sistema reprodutor masculino que produz e armazena parte do fluido seminal (esperma), é o 2º tipo mais frequente em homens no Brasil – ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Um estilo de vida saudável é a melhor alternativa para a prevenção de diferentes tipos de tumor, assim como o de próstata. Entre as medidas que ajudam a prevenir o mal estão alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, a prática de atividades físicas, manutenção do peso ideal, controle do diabetes mellitus e adesão a hábitos saudáveis, como não beber e fumar.

Tratamento

Quando o exame clínico (toque retal) detecta nódulos e a dosagem do PSA está elevada, podem ser feitos ultrassom e biópsias múltiplas da próstata para confirmar o câncer. Caso o resultado seja positivo, o tratamento adequado varia de acordo com o tamanho e a classificação do tumor. O oncologista pode optar pela prescrição de medicamentos, cirurgia para remoção da próstata, radioterapia ou hormonioterapia.

ESF faz conscientização nos bairros

A unidade do programa Estratégia de Saúde da Família do bairro Cadioli também participou da campanha Novembro Azul, reunindo os moradores da próximidade em palestras educativas sobre os perigos da falta de prevenção ao câncer de próstata. Comandada pela clínica geral, Dra. Natalia F. Assumpção, o bate papo com a população da região do Cadioli, conseguiu solucionar dúvidas e quebrar os mitos sobre o exame de preventivo e cuidados com a saúde do homem.

Fonte: Hospital de Matão


Ajude Mais

OUVIDORIA

Colabore conosco e registre aqui sua avaliação sobre estes quesistos.

ACESSE NOSSO CANAL