O HOSPITAL CARLOS FERNANDO MALZONI

Fundado em 11 de maio de 1913 como Hospital de Caridade, a Sociedade Matonense de Benemerência, conhecida tradicionalmente como Hospital “Carlos Fernando Malzoni” é referência regional na prestação de serviços médico-hospitalares, com profissionalismo e qualidade comprovados no âmbito da saúde, atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros convênios.

Após 2009, a unidade de saúde matonense ampliou ainda mais espaços e recursos, chegando à marca de 11.881 m² de área construída e contando, atualmente, com mais de 600 colaboradores diretos, além de corpo clínico formado por 101 médicos e serviços diversos nas áreas de diagnóstico e análises clínicas. Suas instalações abrigam 192 leitos e oferecem atendimento nas áreas de internação hospitalar e ambulatorial, clínica médica, pediátrica, ortopédica de alta complexidade, obstétrica contando com maternidade de alto risco, plantão 24h de obstetrícia e cirúrgica em geral. Desde 2015, o Hospital de Matão passou a realizar cirurgias cardíacas pelo Sistema Único de Saúde.

A instituição possui ainda uma moderna Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 18 leitos, UTI Neonatal e Pediátrica com 10 leitos, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) com 5 leitos, UCIN Canguru com 3 leitos, Centro de Hemodiálise, Centro de Hemodinâmica, Centro de Oncologia, Centro Cirúrgico dotado de 8 salas, sendo 2 destinadas à obstetrícia e sala de recuperação com 9 leitos. Dentro dos propósitos de atender Matão e região, dispõe também de serviços de atendimentos de urgência e emergência no Pronto-Socorro, único no município.

 

MISSÃO

“Ser uma entidade filantrópica prestando serviços de saúde com qualidade, dignidade, eficiência e humanização”

VISÃO

“Ser referência regional em alta complexidade com excelência na prestação de serviços de saúde, buscando a certificação”

VALORES

1. Credibilidade – corresponder às expectativas dos clientes;

2. Ética – transparência e comprometimento;

3. Humanização – colocar-se no lugar do outro;

4. Respeito – reconhecer limites;

5. Compromisso Social – interagir com a sociedade buscando melhor atendimento;

6. Tecnologia – investir na aquisição de equipamentos e capacitar mão de obra;

7. Sustentabilidade – cumprir os valores propostos, manter o equilíbrio financeiro e colaborar com a preservação do meio ambiente.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 

HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

Na premissa de proporcionar atendimento de qualidade com humanização, o Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ trabalha para oferecer bem estar à população. Neste tocante da relação direta entre cliente e instituição, a unidade hospitalar envida esforços para permitir ao internado condições psicológicas mais confortáveis por meio dos contatos com familiares, de forma a minimizar os efeitos causados pelos problemas de saúde. Em geral, as visitas acontecem diariamente e seguem instruções durante o seu procedimento, com o propósito de obter informações sobre os internados.

Neste processo, a unidade hospitalar ainda garante benefícios por meio de iniciativas do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), buscando excelência na cultura de prover o bem estar na estadia do paciente durante seu período de tratamento. Algumas ações como “Chá para Gestantes”, “Curso de Gestantes” e “Treinamento para Acompanhantes” aproximam a instituição da paciente que busca segurança no momento do parto. Outras ações implantadas como extensão nos horários de visitas nos postos e UTI, aumentando o acesso de familiares e amigos aos pacientes e possibilitando um maior conhecimento dos procedimentos realizados durante a internação.

Em 2014, foi implantado o Centro Integrado de Humanização (CIH), somando ao trabalho já realizado pela Ouvidoria e GTH, mais uma maneria de identificar problemas e otimizar os serviços do cotidiano hospitalar e atendimento ao usuário. A instituição mantém ativa comissões de infecção hospitalar, de prontuários, ética médica, farmacologia e comissão de ética de enfermagem, promovendo cursos, atualizações e capacitações, embasadas nas diretrizes da educação permantente e continuada, que garantem a satisfação dos usuários.

Assim, o Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ atua em parceria com a comunidade, levando bem-estar, saúde e melhor qualidade de vida à população de Matão e região, valendo-se do profissionalismo e ética de seus colaboradores.

Ajude Mais

OUVIDORIA

Colabore conosco e registre aqui sua avaliação sobre estes quesistos.

ACESSE NOSSO CANAL