SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

O SESMT tem papel fundamental na instituição, pois na área hospitalar, como em qualquer outro ramo de atividade, existem riscos potenciais, e é através das diretrizes fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego que são baseadas todas as ações deste setor.

Estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e regulamentado pela Norma Regulamentadora 04, o SESMT do Hospital é composto por uma equipe de profissionais preocupados em proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Fazem parte da equipe técnicos em segurança do trabalho, médico do trabalho e uma assessoria especializada na área, que oferece profissionais técnicos e engenheiros.

Também compondo o SESMT existe a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), formada por representantes da instituição e dos empregados. Atualmente, de acordo com o grau de risco do Hospital e o número de funcionários, o quadro de representantes desta comissão está formado por 22 integrantes, que além das atribuições para que foram contratados, colaboram com a segurança do trabalho, levantando e notificando irregularidades nos setores em que trabalham e nas demais dependências. A CIPA também é responsável, juntamente com o acompanhamento do técnico em segurança do trabalho, pelo levantamento e elaboração de mapas de riscos, uma ferramenta eficaz na prevenção de doenças e acidentes de trabalho.

É de responsabilidade do SESMT o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), pelo qual o médico do trabalho tem total condição de obter informações necessárias para elaboração do prontuário do funcionário, desde sua contratação, manutenção e suporte durante toda sua vida laboral na empresa, até seu desligamento.

Outra diretriz do SESMT é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), em que constam todos os riscos e possíveis exposições laborais, bem como descrição dos cargos, dos setores, meios de prevenção e equipamentos de proteção individual ou coletivos a serem utilizados para cada atividade.

Preocupado com o meio ambiente, o SESMT do Hospital Carlos Fernando Malzoni atende também o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), que tem como objetivo principal destinar corretamente os resíduos gerados em suas dependências, reciclando, reduzindo e reutilizando os mesmos de forma a impactar minimamente no meio ambiente. Para o melhor cumprimento deste plano, o SESMT realiza orientações in loco sobre descarte correto de resíduos e disponibiliza nos setores recipientes apropriados e devidamente identificados. É válido lembrar que como incentivo às boas práticas e adesão ao plano, toda a renda obtida com a venda dos recicláveis (papelão, ferro e plástico) são realizados eventos para os funcionários, como por exemplo a festa de encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A propósito, a SIPAT também é atribuição do SESMT e nela são abordados temas pertinentes à realidade hospitalar, assim como campanhas educativas antitabagismo, conscientização sobre DST etc.

Outra ação do SESMT é a integração admissional de novos funcionários, realizada juntamente com a Educação Continuada e o Recursos Humanos, quando são oferecidas noções básicas, porém necessárias, para o desenvolvimento das atribuições com segurança. Durante a integração, os novos funcionários são informados que Hospital possui uma brigada de incêndio constituída por 46 brigadistas capacitados e reciclados anualmente para combaterem princípios de incêndios e darem suporte com conhecimentos básicos de primeiros socorros.

Ajude Mais

OUVIDORIA

Colabore conosco e registre aqui sua avaliação sobre estes quesistos.

ACESSE NOSSO CANAL