DIA DO AUXILIAR E DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM É COMEMORADO HOJE

20/05/2014


Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem é comemorado hoje

-- Auxiliares e técnicos representam a metade do quadro de funcionários do Hospital Carlos Fernando Malzoni, somando quase 250 profissionais --
De 12 a 20 de maio comemora-se a Semana de Enfermagem, que no Brasil foi instituída desde os anos 40. Dia 12, é o Dia do Enfermeiro, em alusão a data de nascimento da enfermeira de guerra Florence Nightingale. Já o Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem é celebrado hoje (20), em referência a Anna Nery, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A diferença entre a atuação do enfermeiro e do auxiliar e técnico é que, entre outras atividades, o enfermeiro é responsável pelo planejamento das tarefas a serem executadas pelos auxiliares e técnicos.
Alguns cuidados são necessários à assistência do paciente, conforme o que foi prescrito pelo enfermeiro, que é o líder da assistência que dita funções a fim de participar e integrar a busca na qualidade e humanização dos cuidados. Já os auxiliares e técnicos são profissionais que fazem parte do dia a dia do atendimento aos pacientes.
Muitos profissionais que atuam na área ressaltam que o amor ao trabalho e o ato de cuidar dos pacientes são fatores determinantes para continuar na assistência.
Segundo dados do último Censo do IBGE, de 2010, cerca de 1 milhão e 480 mil profissionais da enfermagem trabalham no Brasil. Esse número se divide em mais ou menos 278 mil enfermeiros, 629 mil técnicos de enfermagem, 556 mil auxiliares e 22 mil atendentes de enfermagem. As diferenças de cargo fazem com que todos se unam em busca de possibilidades e trabalhos na área e acima de tudo, comprometidos com a saúde e o bem-estar humano.
Hoje, os auxiliares e técnicos representam a metade do quadro de funcionários do Hospital Carlos Fernando Malzoni, somando quase 250 profissionais. A maior instituição de saúde da cidade parabeniza e agradece a todos pelo grande exemplo de entrega, carinho e dedicação aos pacientes.

Fonte: Hospital de Matão


OUVIDORIA

Colabore conosco e registre aqui sua avaliação sobre estes quesistos.

ACESSE NOSSO CANAL