DIA DO NUTRICIONISTA ALERTA PARA A NUTRIÇÃO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

01/09/2014


Dia do Nutricionista alerta para a nutrição na prevenção de doenças

O dia 31 de Agosto foi escolhido como data para a celebração do Dia do Nutricionista, profissional que busca consceitizar a população sobre a importância da alimentação saudável. Com a velocidade dos acontecimentos e a falta de tempo, uma grande fatia de pessoas se queixa da dificuldade em manter uma alimentação balanceada diariamente.
Entretanto, de acordo com a nutricionista clínica, Mariela Zucolo, o planejamento das refeições e investimento em comidas saudáveis vale o esforço. “A correria que a vida impõe muitas vezes pode ser uma armadilha. A preferência por alimentos processados e industrializados, que podem ser consumidos rapidamente, parece ajudar, mas, se não forem escolhidos comqualidade e combinados com uma dieta rica em nutrientes, acabam se tornado uma verdadeira armadilha para o organismo”, explica.
A alimentação está intimimamente ligada a prevenção e start de diversas doenças que vem atacando boa parte da população. “Muitos componentes da alimentação dos brasileiros são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, problemas cardíacos, obesidade e outras enfermidades crônicas, como o diabetes. Por isso, alimentos ricos em gorduras, como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros, devem ser ingeridos com moderação”, esclarece Mariela.
A nutricionista ainda acredita que a escolha dos alimentos também interfere na saúde física e mental, já que o bom funcionamento do cérebro e músculos depende da utilização da energia que está dentro das células. Portanto, a ingestão de alimetos ricos em vitaminas auxilia na transformação de glicose em energia, trazendo mais disposição ao indivíduo.
Mariela deixa as dicas: “Não esqueça as regrinhas básicas: comer um alimento de cada grupo (Carboidrato, proteína, lipídeos, vitaminas e minerais), evitar frituras e alimentos muito gordurosos. Em relação à bebida, escolha sempre um suco de fruta ou água”, finaliza.

Fonte: Hospital de Matão


OUVIDORIA

Colabore conosco e registre aqui sua avaliação sobre estes quesistos.

ACESSE NOSSO CANAL