SIMPÓSIO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS É REALIZADO EM MATÃO

03/08/2017


Evento é idealizado pela Comissão Intra Hospitalar de Transplantes do Hospital de Matão
Matão recebeu no último dia 1º de julho, a primeira edição do Simpósio sobre Captação, Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos, realizado pela Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT) do Hospital 'Carlos Fernando Malzoni'. O evento reuniu profissionais médicos e da enfermagem no Othon Suites. “A ideia é discutir os parâmetros das doações de órgãos que realizamos no interior de São Paulo e na nossa região. Dessa forma, podemos mobilizar hospitais estratégicos e de apoio que poderão auxiliar na manutenção de potenciais doadores, além da abordagem aos familiares e conscientização da população em geral”, explica a coordenadora da Comissão, a neurologista clínica, Dra. Liliana Ujikawa.
O simpósio conta com o apoio da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, OPO, que também foi responsável por uma das palestras. “Ter o reconhecimento da OPO nesse evento é de extrema importância. Queremos que os profissionais médicos e da enfermagem, desde a saúde básica os profissionais da clínica intensiva, saibam ter o conhecimento necessário sobre doação de órgãos e tecidos. Informação é essencial para aumentarmos o número de doações”, ressalta Liliana.
Durante a manhã do sábado, 1º, foram abordados temas como o diagnóstico da morte encefálica, a importância da comunicação dos profissionais de saúde, os aspectos legais, entre outras temáticas pertinentes a doação de órgãos no Brasil. Profissionais da área médica, de enfermagem e jurídica, puderam discutir as abordagens e debater dúvidas dos participantes. “Pretendemos intensificar as discussões sobre doação de órgãos em todos os hospitais da região, o Simpósio auxiliou a identificar e debater o que esses hospitais, inclusive o nosso, vem realizando quando se trata do tema doação”, finaliza a neurologista.

Fonte: Hospital de Matão


OUVIDORIA

Colabore conosco e registre aqui sua avaliação sobre estes quesistos.

ACESSE NOSSO CANAL