Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500

Os pacientes do Hospital Carlos Fernando Malzoni contam com a facilidade do Serviço de Diagnóstico por Imagem, que tem como filosofia o investimento em tecnologia de ponta. Realizamos exames de radiologia digital, mamografia digital, densitometria óssea, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética de alto campo (1,5 Tesla). 

Confira os principais exames:

O Raio-X é indicado para avaliar as condições de órgãos e estruturas internas como o pulmão e a coluna, para pesquisar fraturas e para acompanhar a evolução de tumores e doenças ósseas, entre outros.

Na radiografia digital direta, os raios-X são capturados por uma placa de circuitos sensíveis à radiação, que gera uma imagem digital e a envia ao computador na forma de sinais elétricos.

A tomografia computadorizada fornece imagens mais precisas do que as do Raio X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. É atualmente o exame de escolha para investigar nódulos ou tumores, e também vasos pulmonares e cerebrais.

A Ressonância Magnética é um exame de imagem capaz de mostrar com definição as estruturas internas dos órgãos, sendo importante para diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos internos.

O exame de ultrassom um método de diagnóstico por imagem que detecta doenças e/ou variações anatômicas com base na forma, tamanho e textura das estruturas avaliadas.

Na ultrassonografia são emitidas ondas de som em alta frequência (inaudíveis) que fazem os tecidos vibrarem, e essa vibração dos tecidos é captada pelo aparelho instantaneamente para a formação das imagens.

A mamografia é o exame de diagnóstico com a utilização dos Raios-X para estudos da mama, realizado através de um aparelho chamado mamógrafo, no qual o paciente é posicionado e radiografado.

A imagem possui uma alta qualidade para verificar minúsculos detalhes no tecido mamário, por isso é tão importante na luta contra o câncer de mama.

A densitometria óssea é o exame que vai avaliar e diagnosticar casos de osteoporose ou de doenças que atingem os ossos. O exame mede a densidade mineral dos ossos – aferida com base na concentração de cálcio – e a compara com valores de referência, considerando a idade e sexo do paciente.

Central de Agendamento de Exames:
(16) 3506-5500
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e, aos sábados, das 7h às 13h.