Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500

história

O HOSPITAL CARLOS FERNANDO MALZONI

Fundado em 11 de maio de 1913 como Hospital de Caridade, a Sociedade Matonense de Benemerência, conhecida tradicionalmente como Hospital “Carlos Fernando Malzoni”, uma instituição filantrópica de referência regional, que proporciona serviços nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, focando nossas relações em atitudes éticas, humanizadas e responsáveis. 

A construção do prédio do Hospital de Caridade iniciou-se em 1928, com doações provenientes do município e de fazendeiros da localidade, como o Coronel Elias Teixeira da Frota, esposo de Sinharinha Frota. Muitos outros cidadãos matonenses também colaboraram com a obra e não foram poucas as mãos que trabalharam para sua concretização. Todos aqueles anos foram marcados pelo sonho de se ter um Hospital na cidade, o que garantiu um gerenciamento coeso dos recursos e forte união na resolução das dificuldades enfrentadas.

Em 1937 a obra foi finalmente concluída, graças ao esforço dos que encabeçaram o projeto e também da população, sempre colaborativa nas doações e mão de obra. Com o prédio pronto, religiosas alemãs foram convidadas por Francisco Malzoni para dar início ao funcionamento da unidade e, principalmente, nos cuidados com os enfermos assistidos. Grande foi a contribuição das irmãs na gestão da Santa Casa, fato que motivou a permanência delas por longos anos à frente dos trabalhos.

Construção

"A construção do prédio do Hospital de Caridade iniciou-se em 1928, com doações provenientes do município e de fazendeiros da localidade."

Hospital de Caridade

Em 1937 a obra foi finalmente concluída, graças ao esforço dos que encabeçaram o projeto e também da população, sempre colaborativa nas doações e mão de obra.

Era chegada a década de 80 e os ventos da mudança batiam à porta do Hospital de Caridade. Diante da necessidade de uma gestão ainda mais eficiente, ágil e profissional, empresários da cidade resolveram formar o Gema (Grupo Empresarial de Matão). Em 1987, o grupo assumiu a direção do Hospital e protagonizou mudanças que o tornariam um modelo a ser seguido na região. Com a inauguração do Bloco A, passou a ser denominado Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’, em homenagem ao sócio  que fez grandes benfeitorias para a instituição e faleceu enquanto as obras do prédio ainda estavam em andamento.

Após 2009, a unidade de saúde matonense ampliou ainda mais espaços e recursos, chegando à marca de 12.345 m² de área construída em 2019 e contando, atualmente, com mais de 800 colaboradores diretos, além de corpo clínico formado por 110 médicos e serviços diversos nas áreas de diagnóstico e análises clínicas. Suas instalações abrigam 198 leitos e oferecem atendimento nas áreas de internação hospitalar e ambulatorial, clínica médica, pediátrica, cirúrgica em geral, obstétrica, com alta complexidade em maternidade de alto risco – dispondo de plantão presencial 24h -, ortopedia, cirurgia cardiovascular, hemodinâmica, hemodiálise e oncologia.

Construção Bloco A

A construção do Bloco A configura-se como a chegada dos ventos de mudança e novos investimentos, resultado da entrada do grupo GEMA.

Hospital Carlos Fernando Malzoni

“Com a inauguração do Bloco A, passou a ser denominado Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’."

A instituição possui ainda uma moderna Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nível III com 18 leitos, UTI Neonatal e Pediátrica nível III com 10 leitos, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) com 5 leitos, UCIN Canguru com 3 leitos, Centro de Hemodiálise, Centro de Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica, Centro de Oncologia, Centro Cirúrgico dotado de 8 salas, sendo 2 destinadas à obstetrícia e sala de recuperação, Central de Materiais e Esterilização, Agência Transfusional, Posto de Coleta de Leite Humano, além do Centro de Atendimento Materno Infantil (Casa da Gestante) com capacidade para 20 acomodações. Dentro dos propósitos de atender Matão e região, dispõe também de serviços de atendimentos de urgência e emergência no Pronto-Socorro, único no município.

Referência regional

Os serviços de alta complexidade atendem pacientes de 10 municípios da região e na Rede de Urgência e emergência (RUE) aproximadamente 1 milhão de habitantes.

Alta complexidade

Proporcionamos serviços de alta complexidade em Ortopedia. Cirurgias Cardiovasculares e Gestação de Alto Risco.

Em 2017, uma nova realidade, iniciamos nossas adequações para sermos reconhecidos como Hospital de Ensino junto ao Ministério da Educação (MEC). Com a instituição da Comissão de Residência Médica (COREME), buscamos a habilitação do Ministério da Educação para nos tornarmos Hospital de Ensino, nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Ortopedia. Adquirimos um imóvel destinado ao Centro de Ensino e Pesquisa, que recebe preceptores e alunos de faculdades de medicina parceiras, com vagas para internos do 5º e 6º ano, que são acompanhados por preceptores nas áreas de Ortopedia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Pediatra, Obstetrícia e Emergência. Em 2019, o Hospital Carlos Fernando Malzoni conquistou a habilitação para Residência Médica e tornou-se Hospital de Ensino.

Comissão de Residência médica

Comissão de Residência Médica do hospital Carlos Fernando Malzoni constituída em Junho de 2017, com seis especialidades: Saúde da Família, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Emergência.

internato de medicina

Desde de 2017, alunos do 5º e 6º ano de Medicina ingressam no internato de Medicina da instituição nas mais diversas áreas.

MISSÃO

Ser uma entidade filantrópica prestando serviços de saúde com qualidade, dignidade, eficiência e humanização.

VISÃO

Ser referência regional em alta complexidade com excelência na prestação de serviços de saúde, buscando a certificação.

Valores

1. Credibilidade – corresponder às expectativas dos clientes;
2. Ética – transparência e comprometimento;
3. Humanização – colocar-se no lugar do outro;
4. Respeito – reconhecer limites;
5. Compromisso Social – interagir com a sociedade buscando melhor atendimento;
6. Inovação – investir na aquisição de equipamentos e capacitar mão de obra;
7. Sustentabilidade – cumprir os valores propostos, manter o equilíbrio financeiro e colaborar com a preservação do meio ambiente.