Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500

O Laborarótio de Bioanálise do Hospital Carlos Fernando Malzoni atende as áreas de imunologia, microbiologia, hematologia, bioquímica, genética, endocrinologia, realizando todo e qualquer exame laboratorial. Além de exames toxicológicos e ocupacionais. A unidade conta com unidade móvel de coleta e disponibilidade de retirada de laudos online.

imunologia é o estudo das respostas do organismo que fornecem imunidade, ou seja, proteção às doenças. Ainda que o sistema imune seja muito complexo, certos componentes do sistema imune são facilmente detectados, como por exemplo, os anticorpos. Alguns exames de Imunologia: HIV, HBSAg (Hepatite), VDRL (Sífilis), Proteína C-Reativa, entre outros.

 

A microbiologia seria o estudo dos microrganismos, que são organismos vivos que só podem ser visualizados com o auxílio do microscópio óptico ou eletrônico. 

hematologia estuda, principalmente, os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos. O principal exame realizado nesta área é o hemograma.

Exames de bioquímica são realizados para detecção e dosagem de alguns elementos químicos específicos no organismo humano, os quais podem ajudar no diagnóstico ou descartar a hipótese de certas doenças. Alguns exemplos de exames de bioquímica são: dosagem de vitamina B12 e de acido fólico; dosagem de vitamina D; glicemia; entre outros.

Os testes genéticos procuram alterações específicas herdadas (mutações) nos cromossomos, genes ou proteínas de uma pessoa. As mutações genéticas podem ser nocivas, benéficas, neutras (sem efeito) ou incertas para a saúde.

Os exames endocrinológicos referem-se as dosagens de hormônios como prolactina, testosterona, progesterona, prolactina, entre outros.

Os exames toxicológicos têm como objetivo verificar se a pessoa consumiu ou esteve exposta a algum tipo de substância tóxica ou droga nos últimos 90 ou 180 dias.