Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500

O Pronto Socorro do Hospital Carlos Fernando Malzoni, é o único na cidade de Matão, e realiza atendimentos de urgência e emergência de acordo com protocolos médicos internacionais, por meio da classificação de risco. Dessa forma, é possível tratar com agilidade e rapidez casos em que o tempo de ação é determinante.

A unidade conta com três clínicos em plantão presencial, com equipe de enfermagem, além de oitos especialidades médicas na retaguarda: Ortopedia, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Neurologia, Vascular, Ginecologia, Anestesia e Clínica Médica – sendo as três últimas com plantões presenciais.

O Pronto Socorro funciona 24h e utiliza o Protocolo de Manchester para classificação de risco. O Protocolo de Manchester classifica, após uma triagem baseada em sinais e sintomas, os doentes por cores, que representam o grau de gravidade e o tempo de espera recomendado para atendimento. Aos doentes com patologias mais graves é atribuída a cor vermelha, atendimento imediato; os casos muito urgentes recebem a cor laranja, com um tempo de espera recomendado de dez minutos; os casos urgentes, com a cor amarela, têm um tempo de espera recomendado de 60 minutos. Os doentes que recebem a cor verde e azul são casos de menor gravidade (pouco ou não urgentes) que, como tal, devem ser atendidos no espaço de duas e quatro horas.