Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500
Ações Sociais

Empresas Baldan e Bussola doam 2 ventiladores mecânicos de alta performance

O Hospital Carlos Fernando Malzoni recebeu dois ventiladores mecânicos para equipar a sua UTI. As empresas Baldan Implementos Agrícolas e Bussola Ferramentas Agrícolas doaram os equipamentos, intermediados pelo Dr. Flávio Borsetti, que fizeram a doação no dia 12 de março de 2021.

De acordo com o Dr. Flávio Borsetti, médico Coordenador da UTI adulto do Hospital Carlos Fernando Malzoni, “um dia conversando com o Celso (Celso Antonio Ruiz, Diretor Presidente da Baldan), ele perguntou quais as necessidades principais da UTI neste momento, e eu disse que carecíamos de novos respiradores”. Na mesma hora Celso se prontificou em doar um ventilador mecânico em nome da empresa. Na mesma semana, conversando com outro empresário, Leandro Bussola, da Bussola Ferramentas Agrícolas, este decidiu, junto com a irmã Marli Bussola, a aquisição de outro ventilador mecânico.

Nas palavras da Superintendente do Hospital Carlos Fernando Malzoni, Denise Minelli, “esses dois respiradores são de última geração. É muito importante a função desses respiradores para os pacientes COVID. O Hospital tem um número razoável de respiradores que garantem o atendimento da população” informou Denise.

Os dois aparelhos doados são da marca alemã Dräger, na versão mais avançada, denominada Savina 300 Classic, que possui um sistema de ventilação acionado por turbina com uma ampla variedade de modos de ventilação.

A Coordenadora do Departamento de Fisioterapia do HCFM, Roberta Coca Quarteiro, explicou que esses aparelhos têm apresentado bons resultados na ventilação de pacientes graves e com complicações da COVID. “Agora com esses dois aparelhos vamos ter mais recursos e possibilidades no tratamento e desmame dos pacientes que necessitem ser intubados”, completa Roberta.

Desde o início da pandemia a palavra “ventilador mecânico” ou “respirador mecânico” entrou no vocabulário popular do mundo inteiro. Esse aparelho pode significar a manutenção da vida de pacientes que adquiriram o novo coronavírus. Nos casos mais graves, o agente infeccioso provoca um estado inflamatório nos pulmões, que acaba comprometendo a sua principal função, que é oxigenar o sangue e eliminar o gás carbônico. Para realizar a chamada ventilação mecânica invasiva, coloca-se um tubo através da boca, que chega até a traqueia. O paciente fica sedado em um nível suficiente para sentir o mínimo de conforto. O objetivo é manter o pulmão em descanso, para que ele se recupere. Ao ventilador cabe a tarefa de auxiliar o pulmão a retirar o gás carbônico da circulação e oxigenar o sangue.

Com essas expressivas doações de empresas tão ligadas à população matonense e ao Hospital Carlos Fernando Malzoni, o atendimento de alta complexidade se qualifica. 
O Hospital de Matão agradece!

Da esq. Leandro Bussola, Dr. Flávio Borsetti e Marli Bussola
à esquerda Dr. Flávio Borsetti e à direita Celso Antonio Ruiz, Diretor da Baldan
Da esquerda Denise Minelli, Roberta Coca Quarteiro e Dra. Valéria Penariol
AnteriorPróximo
X