Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500
Notícias

Hospital atenderá pacientes com AVC em parceria com HC de Ribeirão Preto

O Hospital Carlos Fernando Malzoni em parceria com o Hospital das Clínicas(HC) de Ribeirão Preto implantará ainda neste mês um programa denominado Telestroke – ou Telemedicina do AVC – para agilizar o atendimento aos pacientes  que chegam no Pronto Socorro com sintomas da doença. Médicos de Matão se comunicarão com os especialistas do HC por meio de câmeras de vídeo digitais para realizarem, em conjunto, o atendimento em tempo real.Antes de  implantar o sistema, médicos do Pronto Socorro, equipe de enfermagem do Hospital Carlos Fernando Malzoni e socorristas do Samu estão passando por um treinamento com o médico neurologista, Dr. César Minelli.

César explica que, com este programa, os pacientes que chegarem ao hospital com sintomas  de AVC  terão um atendimento em conjunto e em tempo real com os médicos neurologistas e especialistas em Acidente Vascular Cerebral do HC de Ribeirão Preto. “É como se os médicos do HC  estivessem dentro da sala aqui em Matão, mas via online.

 

Neste momento, eles receberão as informações do histórico do paciente, do exame clínico e terão acesso as imagens de tomografia para decidirem qual é o melhor tratamento a fazer. O objetivo principal com este programa é não perder tempo para administrar um medicamento para a dissolução do coágulo do vaso obstruído, e esse procedimento deve ser feito dentro de quatro horas e meia após o início os sintomas do AVC”, salienta o médico. “Portanto, o tempo de atendimento é fundamental no tratamento de um derrame. Quanto mais rápida a infusão do medicamento, menor a chance de dano neurológico que levam a incapacidade e até a morte do paciente. E é aí que entra o Telestroke, pois permitirá essa agilidade no atendimento nestas primeiras horas que são valiosíssimas no resultado final”, diz. César conclui ressaltando que pouco hospitais têm esse sistema de atendimento. “Para nós do hospital de Matão é motivo de muito orgulho ter sido escolhido entre várias instituições do país  a utilizar uma tecnologia de ponta para poder proporcionar um melhor atendimento à população”.

AnteriorPróximo
X