Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500
Notícias

A Pandemia ainda oferece perigo!

Os leitos de UTI apresentaram queda nos números de hospitalizados pela COVID. Mas o Hospital Carlos Fernando Malzoni recomenda para que todos os cuidados com a prevenção da pandemia continuem. O uso de máscara e o distanciamento social ainda são necessários para evitar o contágio pela COVID-19. A variante Delta do vírus, já conhecida de todo o mundo, já está no Brasil, e possui capacidade de contágio maior. A possibilidade de uma terceira onda de contágio é grande.
No dia 18 de agosto de 2021 o Hospital de Matão registrou o menor número de internados apresentado em 2021. Foram 11 internados, sendo 10 na UTI COVID e 1 na Enfermaria COVID. Há pouco mais de dois meses atrás, em 9 de junho de 2021, o HCFM registrava o recorde de 78 internados por COVID-19.
As medidas de flexibilização no estado de São Paulo têm provocado uma reação pouco recomendável das pessoas. Em Matão não foi diferente. Muitos já não respeitam o distanciamento ou o uso de máscaras de proteção. No último final de semana foram registradas várias situações de aglomeração na cidade de Matão, principalmente de jovens; Situação, aliás, que tem sido observada durante toda a pandemia. Estabelecimentos que favorecem a reunião de pessoas, como bares, restaurantes e lanchonetes estão cumprindo as regras de flexibilização, mas isso não significa que os cuidados possam ser desprezados.
O Dr. César Minelli, Diretor Técnico do Hospital de Matão, reitera a necessidade desses cuidados: “Minha recomendação como médico é para que as pessoas continuem usando máscaras, evitando se alimentar com outras pessoas próximas, principalmente se não têm confiança de que a pessoa possa estar contaminada. Isso se refere a parente próximo, ou amigo próximo, porque mesmo se você usa a máscara o dia inteiro, na hora que for se alimentar, ou tomar o café, almoçar ou jantar, baixando a máscara perto de uma pessoa que pode ser portadora do vírus, você pode contaminar ou ser contaminado”, informa.
Como já foi alertado, mesmo as formas leves da COVID-19 são bastante prejudiciais. As sequelas da doença, mesmo sem agravamento, são respiratórias, cognitivas e neurológicas. O paciente, mesmo curado da doença, ou vacinado, precisa estar ciente de que a imunização não é total. De acordo com o Dr. Minelli, “quem está imunizado pode transmitir a doença, sendo um portador assintomático”.
Por isso, o Diretor Técnico do Hospital de Matão mantém o alerta: “Enquanto a coisa não estiver segura, as medidas sanitárias precisam ser mantidas, até que tenhamos uma segurança maior nos números. Apresar de ter diminuído consideravelmente tanto o número de mortes como o número de casos novos, esses números ainda estão altos, por isso não podemos relaxar, baixar a guarda neste momento em que os números ainda estão muito altos”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
AnteriorPróximo
X