Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500
Mês de Conscientização, Notícias

Médico Infectologista do HCFM fala sobre o Dezembro Vermelho

O Hospital de Matão inicia o mês de dezembro celebrando o vermelho. O Dezembro Vermelho é o mês de conscientização e prevenção da Infecção causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, O HIV.
De acordo com o UNAIDS, programa das Nações Unidas criado para ajudar nações no combate à AIDS, 37,7 milhões de pessoas viviam com HIV em 2020. No Brasil cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV (fonte: Ministério da Saúde, 2020). Dentre elas, 89% foram diagnosticadas, e 77% fazem tratamento com medicamentos que que impedem a multiplicação do vírus no organismo.
Em Matão, de acordo com a Enfermeira responsável pela Vigilância Sanitária do Município, Ana Maria Bopp, a cidade registra 260 pacientes, sendo que 230 estão em tratamento.
Dr. Rafael Bócoli, médico infectologista de do Hospital de Matão traz importantes informações sobre o HIV:

“Este Vírus é capaz de destruir nossas células de imunidade, os Linfócitos T CD4, predispondo a várias doenças que chamamos de oportunistas, como por exemplo a Tuberculose. Por isso a importância de conhecermos os meios de transmissão, diagnóstico e tratamento para esta infecção, para evitarmos que tenhamos pacientes com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA, no Inglês, AIDS).
A forma mais comum de transmissão ainda é a sexual desprotegida, mas também pode se dar por compartilhamento de seringa ou materiais contaminados. Uma mãe infectada, sem o tratamento adequado, também pode transmitir para seu filho durante o parto, ou até na amamentação.
Para nos protegermos precisamos utilizar a prevenção combinada, que é quando utilizamos mais de um método de proteção, seja ele antes da prática sexual, como o uso de medicamentos para impedir a infecção, chamado de PrEP (profilaxia Pré Exposição), durante o ato sexual, com o uso de preservativos (camisinha – tanto masculina, quanto feminina) e depois da relação sexual, também com medicamento, aqui chamado de PEP (Profilaxia Pós Exposição). Todos esses métodos são distribuídos de forma gratuita pelo Governo Federal como parte de proteção da população, e o melhor método indicado para você deve ser discutido com o seu médico.
Mas, infelizmente, temos uma população que desconhece essas maneiras e acabam se infectando, assim precisamos tratá-las o mais precocemente possível para impedir o desenvolvimento das doenças oportunistas.
Hoje em dia temos um tratamento simples e muito eficaz é composto primeiramente por dois comprimidos tomados uma vez ao dia, assim como os de pressão ou diabetes.
O objetivo do tratamento é reduzir ao máximo a quantidade de vírus circulante no corpo e consequentemente impedir o desenvolvimento da SIDA e a transmissão para outras pessoas.
Você sabia que Pessoas Vivendo com HIV podem constituir família sem o risco de infectar os filhos ou mesmo o(a) parceiro(a)?”

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
AnteriorPróximo
X