Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500
Notícias

Pela primeira vez em 2023 o Hospital de Matão registra zero pacientes com COVID

Pela primeira vez no ano de 2023 o Boletim COVID do Hospital Carlos Fernando Malzoni registrou ZERO pacientes diagnosticados com COVID. A informação foi publicada no Boletim 770 de 7 de fevereiro de 2023.

A última vez em que o Hospital de Matão ficou sem nenhum paciente com COVID foi no mês de novembro de 2022. Nesse período, os boletins COVID do HCFM haviam sido suspensos por registrarem um longo período sem nenhum paciente com a doença.
Em outubro/2022 o Hospital ficou mais da metade do mês sem pacientes com contaminados, quando emitiu o último boletim da sequência, de número 713, em 31/10/2022, quando suspendeu a emissão do informativo. A esperança era de que a pandemia pudesse terminar. Porém, a partir de 14 de novembro de 2022 o Hospital voltou a internar pacientes contaminados com COVID. Por isso, no dia 21 de novembro de 2022, os boletins foram retomados. 

O Boletim Covid do HCFM se tornou uma referência segura relacionada aos casos de COVID em Matão. Sendo o único Hospital da cidade, a instituição fornece registros confiáveis sobre os doentes de COVID.
No começo da pandemia, a falta de testes para a detecção da doença foi um fator relevante que impossibilitou a contagem de casos, somado ao fato de que muitas pessoas contaminadas preferiram o isolamento em seus lares para o tratamento da doença, impedindo que se pudesse conhecer quantas pessoas estariam infectadas.
O boletim do HCFM é distribuído para a imprensa por e-mail e grupo de Whatsapp, disponibilizado nas redes sociais, no site, e ainda na intranet do HCFM.
No ano de 2021, que seguramente foi o período mais agudo da pandemia, o boletim COVID era esperado por toda a sociedade matonense e região. Por intermédio do SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e também pelo NIR – Núcleo Interno de Regulação, os boletins são produzidos informando o número total de internados no HCFM, especificando a cidade de origem do paciente, a quantidade de internados na enfermaria e na UTI, assim como o número de óbitos.

Destaques
Entre os boletins mais expressivos, temos:

* Dia 9 de junho de 2021 quando registrou recorde de internados no Hospital, com 78 pacientes;

* Dia 21 de setembro de 2021 quando registrou o primeiro zeramento da UTI desde o início da pandemia;

* Dia 23 de novembro de 2021, quando, também pela primeira vez, zerou a quantidade de pacientes COVID no Hospital.

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
AnteriorPróximo
X