Telefone: (16) 3383-2500
Agendamento de Exames: (16) 3506-5500
Notícias

Pesquisa envolvendo telemedicina recebe premiação em Congresso

O Hospital Carlos Fernando Malzoni foi representado no XIV Congresso Brasileiro de AVC – III Jornada Paranaense de Neurologia, realizado entre os dias 12 e 15 de outubro de 2023, em Curitiba (PR), pelo Dr. César Minelli, neurologista e coordenador do Centro de Estudo e Pesquisa do HCFM. 
Organizado pela Sociedade Brasileira de AVC – SBAVC, o Congresso teve participações nacionais e internacionais. Dois destaques ocorrem nesse evento para o Hospital Carlos Fernando Malzoni. O primeiro foi uma palestra proferida pelo Dr. Minelli, onde foram apresentados dados inéditos de estudos epidemiológicos realizados em Matão na área de AVC e hipertensão arterial. O segundo destaque foi a premiação como o segundo melhor poster do evento apresentado pela Dra. Leticia Januzi Almeida Rocha, médica neurologista vascular, que apresentou partes de sua tese de doutorado utilizando dados de sua pesquisa realizada em Matão, sob a supervisão do neurologista César Minelli e do Dr. Octavio Pontes-Neto, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. 
De acordo com a pesquisadora, o estudo envolveu o período de 1 de março de 2018 a 1 de março de 2021. Nesse estudo, foram comparados dois períodos, um antes da telemedicina e outro após a telemedicina para infusão de um medicamento trombolítico, o qual dissolve o coágulo que provoca entupimento do vaso do cérebro e provoca o AVC isquêmico. Com a telemedicina, o atendimento do paciente com AVC no pronto socorro do hospital Carlos Fernando Malzoni é acompanhado ao mesmo tempo por uma equipe de neurologistas do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Essa medicação já era utilizada em Matão, no Brasil e no mundo. Quanto mais rápida essa medicação for aplicada, melhor as chances do paciente com AVC ter menos sequelas. O resultado principal desse estudo mostrou que a parceria através da telemedicina, entre o Hospital Carlos Fernando Malzoni e o Hospital das Clínicas de Ribeirão levou a diminuição do tempo de aplicação desse medicamento, o que é vital para uma melhor recuperação do paciente com AVC. Este é mais um marco da alta qualidade de estudos pioneiros em que o hospital Carlos Fernando Malzoni está envolvido.  

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
AnteriorPróximo
X